Profile picture for user Marcelo Celebroni

Muito se fala a respeito dessas duas notações e o que se fala geralmente segue a seguinte ordem; quem gosta de BPMN fala mal de eEPC e vice versa.

O meu intuito não é acabar com essa “guerra”, mesmo porque, com palavras, isso seria impossível. Seria necessário que cada analista que usa BPMN ou eEPC passassem a usar a outra notação, para que cada um entendesse quando usar uma ou outra. Julgar que uma é “melhor” que a outra sem conhecer a outra é no mínimo injusto, por isso quero apenas colocar o meu ponto de vista. Conheço as duas, já usei muito as duas e por isso não consigo dizer que uma é melhor que a outra, mas por outro lado, consigo dizer que uma se sobressai à outra dependendo da iniciativa.

O que quero dizer é que dependendo do objetivo que se busca, uma pode ser melhor do que a outra, mas com certeza as duas servem para retratar os processos de negócio. Vou usar o quesito “abstração” para tentar colocar o meu ponto de vista. Em se falando de mapeamento/modelagem, abstração é o nível de detalhamento que se emprega para retratar determinado processo. Tomemos como exemplo uma iniciativa de modelagem de processos com foco em transformação de processos. Neste caso, prefiro utilizar a notação eEPC pois é preciso empregar um nível de abstração bastante baixo, ou seja, bastante detalhado, e a eEPC, por utilizar representações através de eventos, fornece condições que favorecem este detalhamento. Porém, em uma necessidade de apresentação de um determinado processo, a um grupo executivo, prefiro utilizar a notação BPMN, pois esta representa o processo de forma mais macro, com um nível de abstração mais baixo, ideal para o entendimento de questões em alto nível.

Na verdade então, a diferença básica entre uma notação e outra, é o nível de detalhamento que cada uma favorece. BPMN se ajusta muito melhor a iniciativas que requerem um nível menos detalhado de informações e o “eventograma”, ou melhor, o eEPC, se encaixa perfeitamente a iniciativas onde um maior detalhamento é requerido.

by Marcelo Pinheiro
Posted on Thu, 12/08/2011 - 17:55

Marcelo você sabe me dizer se o ARIS exporta em XML ou XPDL. Porque tenho varios diagramas que fiz no ARIS e queria exportar para o BIZAGI isso é possivel?

0
by Marcelo Celebroni Author
Posted on Mon, 09/25/2017 - 14:00

In reply to by bachelo

Sim Marcelo, o ARIS exporta XML, só não sei lhe dizer se você conseguirá importar o arquivo no Bizagi e ter o fluxo totalmente integro sem ter que efetuar algum ajuste.

0
by Marcelo Celebroni Author
Posted on Mon, 09/25/2017 - 14:01

In reply to by bachelo

Sim Marcelo, o ARIS exporta XML, só não sei lhe dizer se você conseguirá importar o arquivo no Bizagi e ter o fluxo totalmente integro sem ter que efetuar algum ajuste.

0
by eLieZEr pESsaNHa
Posted on Sat, 09/23/2017 - 23:34

Marcelo, boa noite! É possível exportar do BIZAGI para o ARIS?

0
by Marcelo Celebroni Author
Posted on Mon, 09/25/2017 - 14:02

In reply to by Sagaz

Eliezer, nunca realizei essa exportação do Bizagi e importação no ARIS, mas, teoricamente via XML seria possível.

0

Featured achievement

Rookie
Say hello to the ARIS Community! Personalize your community experience by following forums or tags, liking a post or uploading a profile picture.
Recent Unlocks

Leaderboard

|
icon-arrow-down icon-arrow-cerulean-left icon-arrow-cerulean-right icon-arrow-down icon-arrow-left icon-arrow-right icon-arrow icon-back icon-close icon-comments icon-correct-answer icon-tick icon-download icon-facebook icon-flag icon-google-plus icon-hamburger icon-in icon-info icon-instagram icon-login-true icon-login icon-mail-notification icon-mail icon-mortarboard icon-newsletter icon-notification icon-pinterest icon-plus icon-rss icon-search icon-share icon-shield icon-snapchat icon-star icon-tutorials icon-twitter icon-universities icon-videos icon-views icon-whatsapp icon-xing icon-youtube icon-jobs icon-heart icon-heart2 aris-express bpm-glossary help-intro help-design Process_Mining_Icon help-publishing help-administration help-dashboarding help-archive help-risk icon-knowledge icon-question icon-events icon-message icon-more icon-pencil forum-icon icon-lock