Profile picture for user verisy

Caros, gostaria da orientação de todos.

Um cliente em potencial apresentou a seguinte demanda:

- Desejo criar um AS-IS e em seguida um TO-BE seja no ARIS, seja diretamente no SAP BPM Netweaver, mas quero que esse To_Be se "transforme" no processo corrente, imaginando que o SAP BPM ou o SOLMAN possam ser o "motor" desse novo processo.

Meus conhecimentos sobre o SAP BPM Netweaver não me ajudam em nada, minha formação é SD e conheço pouco do SOLMAN para falar que ele ou o BPM podem fazer isso (se é que um deles pode). Ao que parece o cliente deseja transformar num passe de mágica o desenho de um processo num processo corrente sem ter que customizar, desenvolver ou programar.

Alguém tem essa experiência ou pode me dizer se:

1. Isso é possível;

2. Sendo possível isso pode ser feito com a-) SOLMAN b-) SAP BPM Netweaver c-) Desenvolvimento d-) ARIS;

3. O que é melhor para o cliente ?

4. o SAP BPM Netweaver ao que compreendi é apenas uma ferramenta com templates pré-definidos de processos estabelecidos e auxilia no desenvolvimento do processo propriamente dito. Estou errado ?

Muitíssimo obrigado aos que puderem responder. Creio que essa é a finalidade do grupo. Abraço a todos !

 

by Eric Vale
Posted on Thu, 04/15/2010 - 22:35

Yury,

Vou tentar explicar a fronteira das ferramentas, mas indico que você dê uma olhada nesse site http://www.sdn.sap.com/irj/bpx/bpm, aqui você pode encontrar informações mais específicas.

ARIS = Ferramenta de modelagem de processos utilizada para análise e desenho dos processos, em projetos de implementação SAP muito utilizada para a fase de Business Blueprint, comparativos de AS-IS e To-be devem ser feitos nessa ferramenta.

Solution Manager = Ferramenta de implementação dos componentes da Business Suite (SAP ERP, SAP CRM, SAP PLM), o SOLMAN suporta todo o ciclo da ASAP, planejamento de testes e execução de testes integrados, soa executados nessa ferramenta.

SAP Netweaver BPM = Ferramenta para automação de processos, permite o desenho e a implemetação de processos de forma ágil e com baixo custo. Conceitos de Arquitetura Orientada a serviços (SOA) suportam a ferramenta e são essenciais para o entendimento da mesma.

http://www.sdn.sap.com/irj/sdn/nw-bpm

Cada ferramenta tem um objetivo muito bem definido no site do SDN você pode encontrar mais informações.

Caso você não tenha acesso as informações faça o cadastro no site.

Abraços,



Eric Vale

SAP Brasil

eric.vale@sap.com

0
by Wilson Felipe Borges de Carvalho
Posted on Mon, 05/31/2010 - 17:53

Boa tarde Yury,

Neste caso nao existe passe de mágica ;)

A maioria das empresas crescem ao decorrer dos anos e esquecem de documentar seus processos e apartir de um certo tamanho o processo  ao todo comeca a ficar instável. Por exemplo, se um funcíonario "chave" ficar doente, poucos ou ninguém sabem como ele realmente resolve o trabalho dele e assim comeca a depêndencia deste e/ou a instabilidade do processo ao todo.

AS-IS:

A captacao dos processos do cliente serve somente para curto prazo, com isso a empresa registra de uma forma documentada como ela mesmo funciona.

O segundo passo é otimizar o atual processo, sem implementar ou implantar novos sistemas. Várias vezes nem é necessário modificar o atual sistema. Mas como todo manager gosta da palavra SAP ... "Vamos botar o SAP para rodar e mostrar pros os concorrentes como nois sam bam e muderno" ;) .  O mais importante é ter um processo sólido doque um super sistema instável e complicado.

O terceiro passo seria o To-Be, considerando os objetivos estratégicos de longo prazo do seu cliente. Neste caso vc pode considerar troca de sistema que iria atender melhor os objetivos estratégicos da empresa.

1) Nao é possível por enquanto (fase de desenvolvimento - pesquisa nas universidades), se no caso existir, pode ter certeza que sao solucoes unilaterais, com altos riscos ao longo prazo. É presciso ser definido standards que até hoje nao estao completamente prontos.

2) Conheco somente a ferramenta Aris. Que eu saiba nao existe esta requisicao. Mas vc pode perguntar diretamente a IDS.

3) Se ela nao tiver uma imagem do próprio processo, este seria entao o primeiro passo, em seguida seria a otimizacao.

4)..

Abraços,

Felipe

0
by Fabio Martins
Posted on Wed, 01/22/2014 - 15:42

Eu uso ARIS para modelar os processos , assim a equipe, principalmente de projetos de TI tem a visão de como é e de como vai ficar o processo.

0

Featured achievement

Rookie
Say hello to the ARIS Community! Personalize your community experience by following forums or tags, liking a post or uploading a profile picture.
Recent Unlocks

Leaderboard

|
icon-arrow-down icon-arrow-cerulean-left icon-arrow-cerulean-right icon-arrow-down icon-arrow-left icon-arrow-right icon-arrow icon-back icon-close icon-comments icon-correct-answer icon-tick icon-download icon-facebook icon-flag icon-google-plus icon-hamburger icon-in icon-info icon-instagram icon-login-true icon-login icon-mail-notification icon-mail icon-mortarboard icon-newsletter icon-notification icon-pinterest icon-plus icon-rss icon-search icon-share icon-shield icon-snapchat icon-star icon-tutorials icon-twitter icon-universities icon-videos icon-views icon-whatsapp icon-xing icon-youtube icon-jobs icon-heart icon-heart2 aris-express bpm-glossary help-intro help-design Process_Mining_Icon help-publishing help-administration help-dashboarding help-archive help-risk icon-knowledge icon-question icon-events icon-message icon-more icon-pencil forum-icon icon-lock